Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande 31/07/2024 - 13:45

No último dia 11 de julho, o município foi palco da edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico Fazenda Rio Grande 2024, promovido pelo PROFAZ e pela ACINFAZ, organizações locais que auxiliam no crescimento municipal por intermédio dos setores produtivos, a sociedade organizada e o poder público.

O evento contou com sete painéis temáticos de exposição ao público presente na sede da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), apresentados a empresários, investidores, executivos, lideranças políticas, servidores municipais, acadêmicos, entre outros atores locais e da região metropolitana de Curitiba.

Entre as exposições, temas voltados a infraestrutura regional como mobilidade urbana e logística, tendências e indicadores econômicos e, programas de incentivo estadual e investimentos no município, foram trazidos ao conhecimento do público presente que lotou o auditório durante toda a manhã de quinta-feira.

Também, aconteceu no início do evento, a apresentação dos novos integrantes da estrutura da Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande (PROFAZ), juntamente com a posse pública de seu Comitê Gestor, que iniciarão a partir de agora os trabalhos da gestão 2024/2026. Este colegiado é uma governança instituída pela Lei Municipal nº 1319/2019, que tem como principais objetivos, a mobilização da sociedade civil organizada local para fazer frente ao desenvolvimento econômico em sua região de influência.

O empresário Gastão Gonchorovski, presidente do PROFAZ na gestão 2022/2024 e que coordenou os trabalhos deste Fórum que marcou o encerramento do seu mandato, teceu comentários em seu discurso final, sobre o protagonismo do Conselho frente as demandas estruturantes do município. “O PROFAZ, mantém a vigilância e o compromisso de ser o guardião da pauta de planejamento do médio e longo prazo para o desenvolvimento econômico municipal”, destacou Gonchorovski, que evidenciou a história da instituição desta governança nas etapas da evolução municipal, agradecendo a participação de todos que até aqui contribuíram para este desempenho.

Em seu pronunciamento inaugural da gestão 2024/ 2026, a advogada, Vera Alice Szadkoski, deu posse aos vice-presidentes que a acompanharão no desenvolvimento dos trabalhos do PROFAZ, destacando o compromisso de manter as pautas já delineadas até aqui e se manifestar com novas discussões de interesse coletivo, quais sejam necessárias para manter o protagonismo da cidade que mais cresce no Paraná. “Agradeço aos integrantes da Plenária que disseram, o seu sim, para participar deste voluntariado que fomentará temas importantes em benefício de planejar e auxiliar a dar mais qualidade de vida ao todos que aqui habitam e trabalham”, destacou a presidente empossada.

A presidente da ACINFAZ, Delmira Ramos, também elencou a importância deste Fórum e agradeceu o público presente, que contou com a presença de órgãos do estado como a AMEP, SEIC, Invest Paraná e Paraná Projetos, além de prefeituras, vereadores e empresários, entre outros convidados.