Londrina recebe terceiro Fórum de Desenvolvimento Territorial do Paraná 24/06/2024 - 09:51

Londrina sediou, nesta quinta-feira (20), o terceiro Fórum Regional de Planejamento e Desenvolvimento Territorial do Paraná.
O evento faz parte de uma série de cinco encontros promovidos pelo Governo do Estado, com o intuito de discutir e planejar o futuro do desenvolvimento territorial.

O Fórum em Londrina, que reuniu municípios das regiões 1, 2 e 14, que somam 67 cidades, foi uma oportunidade para líderes locais, membros da sociedade civil, empresários e acadêmicos colaborarem com os planos de desenvolvimento da região. Na sexta-feira (21), é a vez de Maringá receber o quarto Fórum.

A Secretaria de Estado do Planejamento lidera a organização dos fóruns em colaboração com Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Sebrae-Paraná, Paraná Projetos, Paraná Produtivo e Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). Também participou desta edição o secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani.

Guto Silva, secretário de Estado do Planejamento, destacou a importância do evento, um passo essencial para continuar a moldar o Paraná do futuro.
"Esse debate com a sociedade, com as lideranças políticas e da academia, do terceiro setor, trata de um orçamento para os próximos quatro anos, composto por R$ 250 bilhões, que é o recurso que o Estado vai investir. Então, nada mais justo ouvir a comunidade, os territórios, para que a gente possa direcionar esse orçamento, para poder atacar problemas e sonhos que a região apresenta", disse ele.

O Programa Paraná Produtivo foi um dos principais temas abordados, visando integrar o desenvolvimento produtivo entre os municípios da região.

Marcos Junior Marini, diretor de Projetos da SEPL, enfatizou durante sua palestra que o Fórum foi uma chance para enraizar ações estratégicas em Londrina e além.

A SETI também teve um papel ativo no Fórum, com apresentações sobre suas iniciativas voltadas para a ciência, tecnologia e ensino superior.

O diretor geral da secretaria Jamil Abdanur Júnior sublinhou a relevância dos Fóruns para entender as necessidades locais e assegurar que as políticas públicas sejam eficazes.

"Nos colocamos à disposição dos prefeitos para que possam utilizar o conhecimento instalado em nossas instituições de ensino. Nós sabemos da realidade dos municípios e de muitas secretarias de Estado, como carência de pessoal e limitação de diversas ordens, por este motivo nós queremos aqui, em nome da SETI, colocar o sistema à disposição", diz.

Sandra Moya, presidente da governança de Londrina e chefe Regional-Casa Civil no município, ressaltou a importância de tratar do desenvolvimento territorial de forma coletiva, o que vai levar a região a mais prosperidade.

"Todo esse projeto e o planejamento que está sendo feito por esse time, das demais regiões e a nossa, vai realmente fazer com que a nossa região prospere cada vez mais, continue se desenvolvendo e venha ao encontro da fala principal do nosso governador Carlos Massa Ratinho Junior, que é de fazer esse Estado o mais moderno e inovador do Brasil", disse ela.

Durante o evento, o consultor internacional Jean Edouard Tromme também compartilhou insights sobre transformação territorial baseados na experiência de Medellín, oferecendo inspiração para Londrina avançar em áreas como qualidade de vida e ampliação do acesso a oportunidades.

Mais informações sobre o evento do dia 20:

UEL sedia fórum regional de planejamento com foco no desenvolvimento territorial do governo estadual

Instagram Paraná Projetos