Paraná Projetos apresenta ações ao Movimento Pró-Paraná 14/05/2024 - 11:09

Reunião contou ainda com apresentação e acolhimento de colaborações ao programa Paraná Produtivo

O Paraná Projetos apresentou, na noite desta quinta-feira (09), suas ações ao Movimento Pró-Paraná, entidade de integração e relações institucionais criada com o objetivo de integrar interesses dos vários segmentos da sociedade paranaense junto aos poderes constituídos. Ocorrida nas dependências Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), a 3ª Reunião do Conselho de Integração de Território e Região Sul do movimento  também foi oportunidade para apresentação do programa Paraná Produtivo.

“Buscamos criar uma lógica de cliente e prestador de serviço, na qual o Paraná Projetos presta serviços dedicados ao planejamento”, afirmou o superintendente do Serviço Social, Eduardo Magalhães, ao listar projetos inovadores, com destaque para mobilidade - como o Passageiros Sobre Trilhos, que utiliza as ferrovias da região Norte do Estado - e transição energética com o hidrogênio renovável obtido com utilização de biomassa. “O programa do hidrogênio renovável foi entregue em 7 meses, por exemplo, porque é fundamental a preocupação com prazos”, completou.

Segundo o superintendente, o cumprimento de prazos também está previsto na execução dos projetos. “O Serviço Social Autônomo deve ser um instrumento de performance e o gestor precisa terminar a obra dentro do mandato”, ressaltou.

Regional - Após ouvir a sociedade na 1ª fase e expandir sua ação de 8 para 15 regiões do Estado, o Paraná Produtivo entra na 2 ª fase, que prevê a capacitação, melhoria de infraestrutura e fortalecimento de governança para o desenvolvimento de cada divisão. “O importante é que o território se enxergue como vetor do desenvolvimento”, explicou o diretor de projetos da Secretaria de Estado do Planejamento, Marcos Marini, que conduziu a apresentação do programa ao Pró-Paraná.

O programa busca implantar planos de desenvolvimento em 15 regiões do Estado do Paraná, baseando-se na premissa de que o desenvolvimento produtivo integrado parte do alinhamento estratégico envolvendo instituições públicas, privadas e não-governamentais. “A sociedade se organiza e entende que faz parte desse processo. Nesse sentido, acredito que o Movimento Pró-Paraná pode auxiliar muito em nossos projetos de desenvolvimento regional com suas colaborações”, destacou