União entre Defensoria Pública do Paraná e Comunidades Ribeirinhas para Elaboração do Protocolo de Condutas 22/05/2024 - 14:55

No dia 21 de maio de 2024, uma importante reunião realizada em conjunto entre a Diretoria do Paraná Projetos, o Movimento dos Pescadores Artesanais do Litoral do Paraná (Mopear), representantes das comunidades ribeirinhas ligadas ao Mopear, a Prefeitura de Guaraqueçaba, a Universidade Livre do Meio Ambiente, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica do Paraná marcou um passo significativo rumo à preservação e gestão sustentável dos recursos naturais no estado.

O encontro teve como objetivo principal estreitar os laços entre os representantes das comunidades e o Mopear, com vistas à elaboração de uma agenda conjunta para a produção do Protocolo de Condutas. Este protocolo visa estabelecer diretrizes claras sobre como as comunidades desejam que sejam conduzidos os espaços de discussão e tomadas de decisão referentes aos assuntos que as afetam no presente e no futuro.

A iniciativa demonstra o comprometimento das instituições envolvidas com a participação ativa das comunidades na definição de políticas e ações que impactam diretamente em suas vidas e meios de subsistência. A união entre a Defensoria Pública do Paraná e os diversos atores sociais e acadêmicos reforça o papel fundamental da colaboração mútua na construção de soluções eficazes e justas para os desafios ambientais e sociais enfrentados pela região.

A partir desse encontro, espera-se que sejam estabelecidos canais permanentes de diálogo e cooperação, promovendo uma gestão participativa e transparente dos recursos naturais, em consonância com os princípios da sustentabilidade e da justiça social. A elaboração do Protocolo de Condutas representa, assim, um importante passo na construção de um futuro mais equitativo e harmonioso para as comunidades ribeirinhas do Paraná.